Sua empresa está pronta para Transformação Digital?

Há algum tempo estamos ouvindo que as organizações precisam se transformar digitalmente para sobreviver neste ambiente do século XXI, mas afinal… No que consiste essa inovação/reinvenção tecnológica?

De forma prática, a rápida e contínua evolução tecnológica está transformando indústrias e criando concorrências inesperadas, além de um cenário competitivo inteiramente desconhecido.

A transformação digital está presente em vários fenômenos e há inúmeros exemplos: big data & analytics, cloud computing, IoT, cognitive systems, shared economy, wearable devices, mobility, 3D prints, smart cars/houses, robotics, virtual technologies, augmented reality, etc. Quem não conhece as empresas Uber, AirBnB, Netflix ou o eBay…?

O fato é que a maioria dos CEOs e CIOs em pesquisas declaram que estão envolvidos com estratégias digitais, mas será que essas estratégias estão maduras suficiente para a transformação? Há também aqueles que estão tímidos, estão em sua zona de conforto e é aí que o risco existe para as corporações.

Sabemos que a transformação digital não é uma opção, é a evolução da tecnologia e impactará todas as organizações e setores em maior ou menor grau. Sendo assim, alguns segmentos simplesmente poderão desaparecer, portanto, desde já precisamos estar atentos a essas mudanças para amadurecermos nossa percepção e assim podermos visualizar melhor seus impactos nas empresas, na sociedade e na economia.

A interação das Pessoas com a Tecnologia evoluiu em vários aspectos e com isso foi criado um novo cenário, com novos modelos de negócio. À medida que a Tecnologia e a Internet se propagam pela sociedade, elas alteram a maneira de se fazer negócios e eliminam fronteiras entre setores de indústria antes distintos.

O que chamamos de “Negócio Digital” cria valor e receita de seus ativos digitais, indo além de automatizar processos, pois alcança a transformação de processos.

Mas qual é o passo inicial para os CEOs e CIOs startarem esse processo de transformação?

– Propor dinâmicas com os executivos para debater o futuro;
– Enxergar as empresas de outros segmentos;
– Mapear as empresas da internet;
– Estudar os novos negócios criados por startups;
– Implementar novas soluções.

Por ser tratar de uma transformação digital, as mudanças no pensamento estratégico e na visão de TI serão decisivas para o futuro de todas as empresas. Esses líderes de TI precisam garantir a eficiência funcional e o reforço da segurança, e ao mesmo tempo, comandar a transformação digital como parceiros estratégicos das áreas de negócio.

As empresas que querem ser bem sucedidas nesta realidade do século XXI precisam rever continuamente o seu modelo de negócio e redefini-lo sempre que for necessário. Precisa se questionar… Sobre a sua existência futura em seu negócio atual. Elas devem agora… Pensar de forma digital!

As empresas que querem ser bem sucedidas nesta realidade do século XXI precisam rever continuamente o seu modelo de negócio e redefini-lo sempre que for necessário.

Assista vídeos sobre esse assunto para aprender mais!

Transformação Digital –  parte 01/02;
Transformação Digital –  parte 02/02.

Fontes:
http://economico.sapo.pt/
https://endeavor.org.br/
http://idgnow.com.br
http://computerworld.com.br
http://cio.com.br
https://www.ecommercebrasil.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *