Qual é a proposição de valor para Business Analytics?

Um estudo de 2011 da Nucleus Research relatou que investimentos na transformação de dados em informações úteis aos negócios tem retorno, em média, de $10,66 para cada $1 investido. O estudo se baseia em 60 casos relacionados a investimentos em projetos de Business Analytics ou Big Data.

Em 2014, a Nucleus Research revisitou os 60 casos, atualizando os retornos obtidos e como resultado, em média, os investimentos retornaram $13,01 para cada $1 investido. Foi concluído, então, que apesar de todas as mudanças nos mercados ocorridas durante estes 3 anos, o investimento em obter informações relevantes aos negócios e tomar decisões baseadas nessas informações tem tido um retorno efetivo e crescente.

Como principais direcionadores adotados pelas companhias pesquisadas, podemos destacar:

  • Busca pelo aumento da eficiência operacional, com 61% dos casos;
  • Busca pela melhoria nos serviços oferecidos aos cliente, com 43% dos casos;
  • Busca de vantagens competitivas, com 38% dos casos.

Mas como se poderia medir a eficácia da adoção de informações para a tomada de decisões? Existem métricas que permitem a identificação quantitativa dos benefícios na implementação de Business Analytics?

Organizações tem utilizado métricas para acompanhar a eficácia na implantação de projetos de Business Analytics. Dentre essas métricas, podemos destacar a Cycle Time to Information (CTI), a qual é utilizada para mensurar o tempo entre a ocorrência de um evento significativo e o tempo que a informação sobre este evento se torna disponível para uma tomada de decisão. Em momentos em que os volume de dados internos e de mercado são crescentes, é importante que se tenha processos automatizados para coleta e transformação destes dados em informações relevantes. Assim é possível reduzir o tempo entre a ocorrência dos eventos e os momentos de decisão.

Existe também uma variação dessa última, que é a Cycle Time to Action (CTA). Esta métrica mede o tempo que se leva para agir após um evento ocorrido. Neste caso, a métrica leva em consideração do tempo total dos processos decisório, incluindo o momento em que uma decisão é tomada e uma ação colocada em prática.

De um modo geral, pode-se dizer que quanto mais rápido um evento é detectado e uma ação relacionada ao evento é posta em prática, maior será a chance da organização em ter sucesso em seus ajustes de rota. A automatização da coleta de dados e disponibilização de informações relevantes é o centro de soluções de Business Analytics. Desta forma, habilitam que estes tempos possam ser reduzidos, melhorando a eficiência nos processos decisórios.

Existem também benefícios qualitativos na implementação de soluções de Business Analytics, que estão relacionados ao poder de mudanças internas positivas na organização em diversos aspectos, tais como:

Acesso a um repositório único de informações corporativas: Soluções de Business Analytics habilitam que todas as informações relevantes estejam disponíveis para os times o tempo todo e são de fácil acesso. Os esforços necessários para acessar e disponibilizar informações relevantes são significativamente minimizados;

Integridade das informações: Soluções de Business Analytics automatizam a obtenção e disponibilização dos dados; e a transformação destes dados em informações relevantes. Fazendo isto automaticamente, de ponta-a-ponta, pode-se garantir a qualidade das informações disponibilizadas sem que seja necessárias intervenções manuais.

Integridade de conceitos: A implantação de soluções de Business Analytics estabelece conceitos comuns sobre as informações disponibilizadas, permitindo o compartilhamento dessas informações entre os vários departamentos e áreas internas com maior garantia sobre o entendimento de seus significados. Além disso, o re-uso de informações corporativamente garante também a redução de esforços individuais da geração de informações. Quanto mais se utiliza informações corporativas nos processos decisórios, menos será o esforço em gerá-las, criando uma economia de escala.

Menos tempo necessário para gerar informações: A automatização da obtenção, transformação e disponibilização dos dados estabelecida com a implementação de soluções de Business Analytics permite reduzir significativamente o tempo despendido na geração das informações necessárias para os processos decisórios;

Velocidade na tomada de decisões: A redução nos tempos de disponibilização das informações habilita que decisões importantes possam ser tomadas mais cedo garantindo maior agilidade em correções de rumo.

Resumindo, Business Analytics produz informações precisas, acessíveis e relevantes para o negócio de uma maneira que a organização vislumbra seus benefícios facilmente, seja através de métricas estabelecidas ou através de benefícios qualitativos que representem uma maior eficiência visível nos processos decisórios.

Créditos: Gustavo Schmal, Big Data & Business Analytics Consultant e parceiro da Target Soluções.

Acesse nosso Site: lecom.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *