Gestão de Processos e pessoas é algo que sua empresa sente falta?

Sabemos que há muitos casos de empresas que sofreram processos trabalhistas por conta da má gestão ou mau funcionamento da gestão de processos e de pessoas na empresa, mas essa questão é algo que, hoje em dia, pode ser resolvido com alguns simples passos e técnicas.  Ter uma boa ferramenta de gestão de processos é uma das técnicas que pode ajudar nos processos internos. Sua empresa não sabe o que fazer para melhorar a gestão de processos e de pessoas?

Com tantas interações para gerenciar é necessário uma solução que facilite o acompanhamento constante de todas as ações, contribuindo para que a equipe de RH foque seu tempo em atividades que gerem valor ao negócio.

A necessidade de registros e a preocupação com a segurança da informação são alguns dos desafios enfrentados na área de recursos humanos, e uma gestão deficiente que pode por em risco toda a organização, não é mesmo? E exatamente isso, colocar sua empresa em risco, que não queremos que aconteça.

Se uma empresa possui uma gestão organizacional ela consegue alcançar metas e conquistar resultados positivos e rentáveis, além de conduzir as pessoas e processos de forma eficaz, promovendo melhorias, criando um ambiente colaborativo, motivado e propício ao autodesenvolvimento.

Mas será que é fácil criar uma relação entre colaboradores e gestores na empresa?
Relação entre colaboradores e gestores
Relação entre colaboradores e gestores

A integração entre colaboradores e gestores com as áreas de recursos humanos e a administração de pessoas sinaliza uma mudança comportamental de mercado. A motivação é mútua, já que todas as partes ganham com o alinhamento das atividades internas, velocidade na execução dos processos, economia e ganho tecnológico em escala e especialização.

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Automação da Gestão de Processos
Automação de Processos
Automação de Processos

A automação de processos possibilita a descentralização de funções e o fornecimento ágil de informações para os colaboradores. Os níveis de acesso e aprovação definidos pelas organizações garantem o controle operacional e o gerenciamento dos processos pela área de recursos humanos, com mais autonomia, flexibilidade e agilidade.

O funcionário tem acesso a informações importantes em um clique e de qualquer lugar (acesso fácil e rápido), visto que a tecnologia hoje já permite o acesso web com total segurança.

O método vai ao encontro da tendência de integração, seja pela redução de custos, garantia de economia de tempo, racionalização dos procedimentos ou aperfeiçoamento dos níveis de atividades realizadas, e que impactam diretamente na qualidade da informação, principal ativo competitivo de uma organização.

Uma ferramenta de fluxo de trabalho adequada deve garantir controle, organizar equipes de recursos humanos e departamento pessoal, e oferecer visibilidade e indicadores de desempenho para a diretoria.

Exigências presentes na legislação trabalhista, como a necessidade de registros e a preocupação com a segurança da informação são alguns dos pontos favorecidos pela presença dos softwares de BPM.

Uma das rotinas da área de pessoal que traz muita dor de cabeça para empresas que não investem na automação de atividades é a contratação e o desligamento de funcionários. Os prazos estabelecidos pela CLT muitas vezes não são cumpridos por empresas que não monitoram processos ou mantém toda a documentação tramitando em papel e isso expõe a empresa a multas e processos trabalhistas. A existência de procedimentos eletrônicos é um fator que simplifica e profissionaliza a gestão de pessoas.

A presença da ferramenta de automação de gestão de processos, além de facilitar e tornar mais seguras as atividades de RH, por meio da redução de custos, permitindo que o setor se posicione estrategicamente na empresa. Com uma rotina operacional facilitada, fica perceptível uma maior disponibilidade para trabalhar a política de pessoal, direcionando e integrando ações aos objetivos estratégicos organizacionais.

Gestão de Processos na prática 

Saiba como a Honda qualificou a gestão de processos internamente:
Gestão de Processos
Gestão de Processos

Em uso desde 2012, o BPM proporcionou para a Honda maior agilidade no processo interno, diminuição do documento físico, fazendo com que a empresa descobrisse porque gerenciar processos é importante para as empresas, além de possibilitar a medição do tempo de atendimento e quantidade em atraso e também a redução no tempo para finalização das aprovações.

Segundo Alexandre Betarelo, Supervisor de Sistemas da Honda Brasil, o maior ganho foi a rastreabilidade do documento com a diminuição da dependência do usuário na consulta dos processos, agilizando a busca do documento para aprovação. E para a equipe, a aceitação foi unanime, uma vez que o BPM proporciona facilidade para o desenvolvimento de fluxos.

Além disso, durante o processo de implantação do BPM na empresa foram identificados diversos processos que precisavam de um olhar mais criterioso. Agilidade, flexibilidade e diminuição do uso de papel foram alguns dos principais diferenciais, a atenção num primeiro momento foi focada em soluções administrativas e de gestão de pessoas, gerando os fluxos:

  • Movimentação de pessoal (admissão, demissão, transferência, alteração de cargos e salários)
  • Solicitação de telefone móvel
  • Solicitação de compra de produtos Honda
  • Montagem de grupos para trabalhos de melhorias internas
  • Guichê de reclamações
  • Entre outros.

Quer saber mais sobre o assunto? Assista ao nosso Webinar “Implementando Processos Digitais”, com Luciano Veronese, Diretor Executivo da Nexo Serviços e Consultoria Ágeis.

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